Mamilos

Bacurau: descolonizando o olhar

Episode Summary

Você já viu Bacurau? O longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles conta a história de uma cidade chamada Bacurau. A típica cidadezinha do interior que tá no nosso imaginário, um lugar em que todo mundo se conhece, bem simples e aparentemente bem tranquilo. Até a hora em que essa tranquilidade cessa. Bacurau é um filme que explode cabeças! Fala sobre o Brasil. Sobre a nossa gente. Inclusive, fala sobre o que significa ser gente. Ter sua existência reconhecida. Colonialismo, racismo, brutalidade, comunidade, gênero, resistência… Bacurau fala sobre tantas coisas, na verdade, que quisemos dedicar um Mamilos só pra ele. E pra que fosse ainda mais especial, resolvemos colocar a nossa gente, a Mamilândia, pra ver o filme conosco e assistir a gravação! É o poder da comunidade mamileira na prática! Talvez você estranhe um pouco. A gente ficou tão envolvida pelo filme que nos afastamos um pouco da proposta de construir pontes do Mamilos. Esse episódio fala mais sobre nós, sobre nossos questionamentos e sobre o que nos dói, do que efetivamente sobre a proposta do Mamilos. Esse programa é o primeiro de uma série especial do Mamilos que fala sobre arte e cultura brasileira. Porque acreditamos que esse tema é urgente. Pra conversar conosco, chamamos o nosso já querido Túlio Custódio, a maravilhosa Rita Von Hunty e Thomás Aquino, ator que interpreta o Pacote/Acácio no filme. Vem com a gente pro bonde da polêmica gravado ao vivo!  Ah, fica o aviso: tem spoiler, viu? Antes de ouvir, recomendamos que siga o conselho que estamos dando desde que saímos da sessão pela primeira vez: vá ver Bacurau!

Episode Notes

Você já viu Bacurau?

O longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles conta a história de uma cidade chamada Bacurau. A típica cidadezinha do interior que tá no nosso imaginário, um lugar em que todo mundo se conhece, bem simples e aparentemente bem tranquilo. Até a hora em que essa tranquilidade cessa.

Bacurau é um filme que explode cabeças! Fala sobre o Brasil. Sobre a nossa gente. Inclusive, fala sobre o que significa ser gente. Ter sua existência reconhecida. Colonialismo, racismo, brutalidade, comunidade, gênero, resistência… 

Bacurau fala sobre tantas coisas, na verdade, que quisemos dedicar um Mamilos só pra ele. E pra que fosse ainda mais especial, resolvemos colocar a nossa gente, a Mamilândia, pra ver o filme conosco e assistir a gravação! É o poder da comunidade mamileira na prática!

Talvez você estranhe um pouco. A gente ficou tão envolvida pelo filme que nos afastamos um pouco da proposta de construir pontes do Mamilos. Esse episódio fala mais sobre nós, sobre nossos questionamentos e sobre o que nos dói, do que efetivamente sobre a proposta do Mamilos.

Esse programa é o primeiro de uma série especial do Mamilos que fala sobre arte e cultura brasileira. Porque acreditamos que esse tema é urgente.

Pra conversar conosco, chamamos o nosso já querido Túlio Custódio, a maravilhosa Rita Von Hunty e Thomás Aquino, ator que interpreta o Pacote/Acácio no filme. Vem com a gente pro bonde da polêmica gravado ao vivo! 

Ah, fica o aviso: tem spoiler, viu? Antes de ouvir, recomendamos que siga o conselho que estamos dando desde que saímos da sessão pela primeira vez: vá ver Bacurau!

========

FALE CONOSCO

. Email: mamilos@b9.com.br
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Beatriz Fiorotto
Apoio à pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – B9 Company

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Johnny Brito.